GRUPO DE PESQUISA FORMAÇÃO E
PROFISSÃO DOCENTE - FOPROFI
Livros publicados
PESQUISA E FORMAÇÕA: FIOS, TRAMAS E SABERES DE UMA COMUNIDADE ACADÊMICA
Andresa Maris R. Oliveri
José Rubens L. Jardilino
O livro “Pesquisa e Formação: fios, tramas e saberes de uma comunidade acadêmica” expressa a natureza interdisciplinar do grupo e sua trajetória de pesquisa ao longo destes 13 anos de atividade. O que ora publicamos são textos oriundos da produção e reflexão de pesquisas de iniciação científica, dissertações, teses de doutorado, relatório de pesquisa de pós-doutoramento e pesquisa macro do grupo, em sua maioria financiadas pelas agências brasileira de fomento à pesquisa (CNPq, CAPES, FAPEMIG e UFOP). A construção deste livro pensado e tecido de maneira coletiva, teve as mãos imprescindíveis de todos os seus membros, mas em especial as nossas (Andressa Oliveri e José Jardilino), pois, juntos, demos andamento a este projeto, dividindo a coordenação editorial e a organização deste livro. A intencionalidade maior deste escrito é tornar pública a trajetória de investigação do FOPROFI (Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente). O livro está organizado em três partes, ou eixos, que se constituem nas ênfases temáticas da investigação do FOPROFI e em temas emergentes que vêm construindo um novo giro epistemológico para a pesquisa no interior da comunidade: 1.Políticas de formação docente, trabalho e valorização; 2. Docência e Formação; 3. Temas emergentes e contextos de formação de professores. Os dez (10) capítulos que o compõem foram escritos coletivamente sob a organização temática dos primeiros autores de cada capítulo. Desejamos boa leitura.
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA:
a formação de professores na Região dos Inconfidentes – OBEDUC e PIBID
José Rubens Lima Jardilino
Regina Magna Bonifácio de Araújo
Este livro apresenta os resultados de uma pesquisa realizada na região de Ouro Preto, conhecida historicamente como Região dos Inconfidentes, sobre a formação continuada e o desenvolvimento profissional de professores da Educação Básica. A investigação fez parte de uma Rede de Pesquisa entre três universidades públicas: as Universidades Federais de Ouro Preto (UFOP), a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE). Assim, foi composta por três núcleos e apoiada pelos grupos de pesquisas das referidas universidades e seus programas de pós-graduação em educação (FOPROFI – Formação e Profissão Docente/UFOP; EDUCAS – Educação, Cultura Escolar e Sociedade/UECE; GEPEPINFOR – Pesquisa, Escola Pública, Infância e Formação de Professores/UNIFESP). A referida Rede se organizou para concorrer ao edital 049/2014 da CAPES/Programa Observatório da Educação – OBEDUC, o qual tinha como objetivo fomentar a pesquisa sobre a formação de professores no Brasil. A Pesquisa em Rede “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica” é um estudo sobre as contribuições do PIBID na formação continuada de professores da Educação Básica, desenvolvido pelos núcleos acima mencionados nos anos de 2014 a 2017.
Pesquisa em rede: Diálogos de formação em contextos coletivos de conhecimento.
José Rubens Lima Jardilino
Isabel Maria Sabino de Fariais
Magali Aparecida Silvestre,
Regina Magna B de Araujo
O livro Pesquisa em rede: Diálogos de formação em contextos coletivos de conhecimento, publicado no ano de 2018, com autoria de Isabel Maria Sabino de Farias (PPGE/UECE), José Rubens Lima Jardilino (PPGE/UFOP), Magali Aparecida Silvestre (PPGE/UNIFESP) e Regina Magna Bonifácio de Araújo (PPGE/UFOP), apresenta a experiência de formação em pesquisa em rede, aprovada pelo Programa Observatório da Educação/OBEDUC (Projeto n° 20667) e apoiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES), intitulada “Desenvolvimento profissional Docente e inovação pedagógica: estudo sobre as contribuições do Pibid”, desenvolvido na região Nordeste (UECE/CE) e Sudeste (UFOP/MG e UNIFESP/SP) do país, durante 2013 à 2017.
Fortaleza: EdUECE.
Pp. 173
ISBN: 978-85-7826-577-9
Ano 2018
APRENDER A SER PROFESSOR
José Rubens Lima Jardilino (UFOP;
Isabem Maria Sabino de Farias (UECE)
Magali Aparecida Silvestre (UNIVESP)
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: apontamentos sobre editais e formação de professores da Educação Básica; Aprendizagem da docência no PIBID: o que dizem futuros professores de Sociologia do Ceará?; Valorização e estímulo à docência: avanços e limites na perspectiva de egressos do PIBID em Minas Gerais; Iniciação à docência: contornos e implicações de uma política de formação de professores; Desenvolvimento profissional de docentes da Educação Básica: o que contam professores supervisores do PIBID no Ceará?; Seduzido fui, seduzido fiquei: o PIBID sob a perspectiva do professor iniciante — a experiência da Região dos Inconfidentes; A docência e o PIBID: concepções de professoras da Educação Básica da região caririense; Docência universitária e práxis pedagógica no PIBID: um olhar a partir de Paulo Freire
APORTES DE PESQUISA SOBRE O PIBID
ISBN: 9788546200719
Paco Editorial Ano 2015
O CURSO DE PEDAGOGIA EM QUESTÃO:
Formação, Identidade e Atuação
Célia Maria Fernandes Nunes
Regina Magna Bonifácio de Araújo
Nilzilene Imaculada Lucindo
Este livro apresenta os resultados de pesquisas desenvolvidas pelas autoras, com o apoio da UFOP, pelo Programa PIBIC (Fapemig e CNPq) ao longo de 8 anos, com as turmas do curso de Pedagogia. Essas investigações objetivaram aprofundar as discussões acerca do profissional pedagogo(a), de sua formação inicial e inserção no campo profissional.
1ª. ed. Curitiba:
EDITORA CRV, 2021. v. 01. 232p .
Veredas e (re)configurações da formAção docente
Carla Maria Nogueira de Carvalho
Ivanete Bernardino Soares
Mara Lúcia Rodrigues Costa
A organização deste livro atende à necessidade de divulgar as pesquisas realizadas sobre o trabalho e a formação docente dentro de uma perspectiva crítica. Neste volume, os autores buscam participar do debate contemporâneo, enquadrando os impasses e desafios do fazer e tornar-se docente, dentre os quais destacam-se os currículos e diretrizes, as políticas e experiências educacionais, a formação continuada, os saberes docentes, estágios e espaços formativos.
1ªed.Belo Horizonte: Editora
UEMG, 2022, v. Único, p. 215-243.
Universidade e a Escola Básica: Experiências de Pesquisa Colaborativa na Formação de Professores(as)
José Rubens Lima Jardilino
Margareth Diniz
O que entregamos ao leitor é o resultado de pesquisa de longa duração que vem se desdobrando em monografias de estudos iniciais de estudantes da graduação, em iniciação científica monografias, em pesquisas de aprofundamentos e em dissertações de mestrado, que agora perfilam como projetos de futuras teses de doutorado desse ciclo de estudos e pesquisa. Foi opção do PPGE/Ufop e dos seus grupos de pesquisa eleger as questões mais afetas à escola pública, às implicações e aos desafios que elas trazem para a universidade, para a pós-graduação.
Formato: eBook Kindle
Editora Appris; 1ª Edição (21 julho 2020)
Nº de pág.: 214
Religião como ética: religião do amor sem Eros em Emmanuel Levinas
João Paulo Rodrigues Pereira
O autor nos aproxima de Lévinas como um mestre do pensar em movimento (pessach), realizando deslocamentos e êxodos necessários à compreensão dessa filosofia: do eu ao outro, de Ulisses a Abraão, da participação à relação, da ontologia e da religião à ética, da liberdade à responsabilidade, da criação à alteridade, da identidade à diferença, do dito ao dizer. A leitura do texto ora publicado nos conduz da dependência ontológica à relação ética enquanto abertura ao outro que se revela como alteridade que somente se dá à relação sem dominação: ao amor sem eros. E, como anunciado no início deste prefácio, a leitura despertou-me a atenção em dois aspectos: um kantiano e outro nietzscheano. Resta-nos dizer o sentido nietzscheano entrevisto nessa introdução ao pensamento de Lévinas.
Prof. Dr. Lúcio Álvaro Marques
ISBN: 978-85-5696-790-9
Nº de pág.: 170
História de vida de Maestras africanas e afrodescendientes: Reflexiones y contextos
Diana Elvia Soto Arango
Martha Luisa Cobertt-Baugh
Véronique Solange Okome-Beka
Este libro es resultado de un proceso de investigación que se inició desde 1998, cuando organizamos la Revista Historia de la Educación Latinoamericana y se decidió, por parte del Comité Editorial y de la Sociedad de Historia de la Educación Latinoamericana (shela), que siempre se visibilizaría a un educador latinoamericano. Posteriormente, y con el apoyo de la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia y Colciencias, se inició un trabajo sobre los educadores en América Latina, priorizando la visibilización de los líderes poco conocidos, pero con incidencia en sus regiones y países. Luego, los resultados de las investigaciones nos llevaron a centrar nuestro foco de la investigación en las maestras africanas y afrodescendientes, con el criterio de recuperar las raíces de los pobladores americanos. En este largo recorrido se han logrado editar ocho tomos de la Colección Educadores, y en la última etapa el trabajo colectivo corresponde al de la red Maestras Rurales, Indígenas, Africanas y Afrodescendientes, que lidera el grupo de investigación Historia y Prospectiva de la Universidad Latinoamericana (Hisula) desde mayo de 2014, cuando se creó en Kingston, Jamaica, bajo el amparo del Primer Coloquio Internacional que se coordinó en su momento.
Políticas y Medición en Ciencia y Tecnologia en la Universidad Colombiana 1992-2014
Nubia Yaneth Gómez Velasco
Diana Elvia Soto Arango
José Rubens Lima Jardilino
COLECCIÓN INVESTIGACIÓN Nº 108
El conocimiento cinetifico se ha constituido como un elemento importante en el crescimiento de un pais, generando politicas en torno a ello y destinando recursos para su fortalecimiento. en esta investigación se abordan elementos relacionados con el dessarrollo de la Ciencia, la Tecnologia y la innovación en Colombia, enmaracos dentro de un contexto internacional, bajo lineamientos de organismos como la OCDE y la UNESCO, contextualizando procesos direccionados por COLCIENCIEAS. Teniendo en cuenta lo anterior, se entregan elementos de análisis en el dessarrollo de la investigación cientifica colombiana, tomando como hilo conductor las politicas y dinamicas de producciona de conocimiento, cuyos resultados de investigación se vicibilicen especialmente a través de artículos cientificos, con el fin de establecer una prospectiva de la investigación en la universidad y en concreto en el área de Ciencias.
La investigación involucra componentes de carácter cualitativo y cuantitativo, enfocados en la interpretación de documentos, que permiten generar una trazabilidad en los periodos socio históricos abordados; asi como en el análisis de indicadores bibliométricos y uso de técnicas estadísticas que brindan una mirada complementaria al objeto de estudio. La investigación genera aportes en el enfoque metodológico utilizado, el marco historiográfico asociado a Ciencia y Tecnologia y los resultados que podrán servir de referente a otras investigaciones.
Formação e Políticas Públicas na Educação
José Rubens Lima Jardilino
Daniel Abud Seabra Matos
Marcelo Donizete da Silva
Este livro sobre formação de professores e políticas educacionais acolhe uma diversididade de textos de intelectuais da área que se reuniram em Ouro Preto, convocados pelo Simpoed – Simpósio de Formação e Profissão Docente.
As mesas de debate organizadas no evento produziram uma reflexão importante e não poderíamos privar o leitor desse material. Os organizadores pensaram o livro em três partes: a primeira reúne textos sobre as políticas de formação de professores no Brasil com a contribuição de dois textos que dirigem seu olhar sobre a mesma temática na América do Sul (Colômbia e Venezuela).
Na segunda parte, o livro reúne as reflexões em torno das políticas educacionais com ênfase nos espaços e sujeitos da educação. Para concluir, a terceira parte do livro traz uma abordagem sobre os sujeitos signatários das políticas educativas – as questões da avaliação e do trabalho docente